DIA HISTÓRICO: gás natural chega a Igaraçu do Tietê

Karina Telhas é a pioneira ao usar gasoduto em sua linha de produção; hoje foi dia de comemoração

Por Cristiane Gomes 03/05/2017 - 20:09 hs
Foto: Jonathan Peraçoli
DIA HISTÓRICO: gás natural chega a Igaraçu do Tietê
Solenidade de inauguração ocorreu no pátio da empresa

A GasBrasiliano inaugurou oficialmente nesta quarta-feira a rede de distribuição de gás natural em Igaraçu do Tietê e lançou a obra de expansão para Barra Bonita. O trecho que entrou em operação conta com 34 mil metros de rede construída a partir de Lençóis Paulista.

A solenidade de inauguração ocorreu na sede da cerâmica Karina Telhas, cliente da GasBrasiliano, âncora do projeto.

O diretor-presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Junior, os diretores da Karina Telhas, José Sahade, Roberto Sahade e Gabriel Sahade, os prefeitos de Igaraçu do Tietê, Carlos Alberto Varasquim, o Bucho, e de Barra Bonita, José Luiz Rici, o Zequinha, além de vereadores e políticos de outras cidades participaram do evento. O governo do Estado esteve presente através de João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

As obras que promoveram a integração de Igaraçu do Tietê à malha dutoviária da  GasBrasiliano  contaram com investimento de cerca de R$ 20 milhões e fazem parte de um projeto de expansão que irá até Barra Bonita que, em sua totalidade, acrescentará 45 mil metros de rede de distribuição de gás natural.

Em Barra Bonita as obras do gasoduto já começaram. Orçada em R$ 6 milhões, a nova etapa deve ser concluída em agosto deste ano e conta com a execução de uma obra especial de travessia do rio Tietê.

“O gás natural era um sonho que está se tornando realidade em Igaraçu do Tietê e também em Barra Bonita. Tenho certeza que com a chegada do gás se abrirão perspectivas de desenvolvimento para nosso município, com a possibilidade da chegada de novas empresas”, comentou o prefeito de Barra Bonita Zequinha Rici.

"É preciso destacar o empenho e a dedicação da empresa Karina Pisos e Karina Telhas em trazer o gás encanado para a nossa cidade", declarou Bucho. "É um dia histórico para nosso município e o início de um novo ciclo empresarial".

"Um dia nós sonhamos com esse gasoduto. E hoje esse sonho, depois de muito empenho, muitas reuniões, se torna realidade", destaca Gabriel Sahade, um dos diretores da Karina. "Nossa empresa a partir de hoje viverá um novo momento e sim é possível pensarmos em expansão e geração de empregos".

“Estamos trabalhando fortemente com a GasBrasiliano para promover a expansão da rede de dutos nessa importante região do Estado”, destaca o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles. “A chegada do gás natural em Igaraçu do Tietê dará comodidade e segurança ao consumidor e também eficiência produtiva aos vários segmentos industriais que optarem por este recurso energético”.

“Este projeto é um marco na história da GasBrasiliano, pois permitirá a ampliação do mercado de gás natural para uma região de grande potencial econômico devido a sua tradição no setor cerâmico e a presença de diversas usinas sucroalcooleiras”, afirma Walter Fernando Piazza Junior, diretor-presidente da GasBrasiliano.