Fórum discute Plano Diretor de Turismo para Barra Bonita

Reuniões serão realizadas semanalmente durante 4 meses para se chegar a conclusão do Plano

Por Thais Cavalcante 04/07/2017 - 16:37 hs
Foto: Thais Cavalcante
Fórum discute Plano Diretor de Turismo para Barra Bonita
Jorge Silveira Duarte durante sua exposição no encontro do fórum de turismo

A noite da quinta feira (29) foi dedicada a discutir os primeiros passos para formação do Plano Diretor de Turismo de Barra Bonita. Com a presença do representante do Senac, Fernando Figueiredo, e do assessor de desenvolvimento, também do Senac, Jorge Silveira Duarte, o primeiro fórum de turismo do município recebeu representantes da Prefeitura do município, empresários e vários munícipes afim de contribuir com a iniciativa.

De acordo com Duarte, um plano diretor nada mais é que pesquisa (diagnóstico da situação atual da cidade), diretrizes e planejamento, ou seja, onde está, onde se quer chegar e o que é preciso fazer para chegar aos objetivos.

Antes da elaboração do plano, entretanto, a realização do fórum tinha como objetivo além de sensibilizar a população, encontrar na palavra e experiência dos mesmos, relatos que contribuam para melhoria do turismo local. “Não existe a melhor ou pior proposta, existe o consenso e o diálogo que levarão ao meio termo e ao melhor para a cidade”, enfoca Fernando.

Com base nisso, os participantes expuseram pontos que acreditam ser interessantes para o desenvolvimento do turismo, como: maior envolvimento do poder público e da sociedade com o turismo, maior preocupação com a limpeza da cidade, mais investimento por parte dos empresários, mais eventos turísticos, melhor infraestrutura, guia gastronômico da cidade, mais divulgação da estância turística e mais atrações voltadas aos jovens.

O fórum foi apenas a primeira etapa do processo que terá duração de pelo menos quatro meses. Durante esses meses, serão realizadas duas oficinas por semana com a participação de alguns representantes da cidade que se comprometeram com a causa e ajudarão a montar o plano diretor de Barra Bonita tendo em vista todos os prós e contras das propostas para melhoria do turismo local. Além disso, a cada mês novos fóruns abertos a toda a sociedade serão realizados para garantir a transparência.

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barra Bonita.