Barra está entre as que mais geraram empregos no Brasil

Dados do Caged apontam que município está entre os 50 que mais empregaram ; foram 1.258 postos de trabalho

Por Sandro Alponte 24/07/2017 - 15:34 hs
Foto: Google Imagens/Imagem ilustrativa

Que a situação econômica do país está difícil todo mundo sabe e percebe. Mas quando a informação é positiva, a esperança se renova e o otimismo aumenta. Neste início de semana acontece isso. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho, Barra Bonita está entre os 15 municípios paulistas e os 50 municípios brasileiros que mais geraram empregos em 2017.

A cidade com apenas 36 mil habitantes criou 1.258 postos de trabalhos com carteira assinada, somente no primeiro semestre deste ano. Com esses números, Barra Bonita aparece em 48º lugar dos municípios brasileiros que se encontram na contramão da maioria do País, que no acumulado de 2016 fechou 1,3 milhões de postos de trabalho. O setor que mais gerou empregos na cidade foi o de serviços com 687 vagas de trabalho.

Quem recebeu a notícia com entusiasmo foi o prefeito José Luis Rici, o Zequinha, que afirmou que a cidade vai continuar na parte de cima da tabela, quando o assunto é emprego. “Estamos ampliando a nossa orla turística com a abertura de uma nova avenida, o que deve trazer mais desenvolvimento. Neste ano foram lançados dois novos empreendimentos imobiliários que aquecem o setor de construção civil e ainda tem o Grupo Arteris, empresa vencedora do leilão da concessão da SP-255, que se instalará em nossa cidade criando dezenas de empregos”, cita o prefeito. “Tudo isso vislumbra um cenário ainda melhor de desenvolvimento e empregabilidade para nossa cidade”.

O presidente da Acebig (Associação Comercial e Empresarial de Barra e Igaraçu), Otávio Stangherlin Neto, é mais cauteloso ao avaliar a informação. “A Barra tem a questão do emprego sazonal, por causa do período da safra canavieira, que acaba influenciando todos os setores”, diz ele. “Mas claro que é uma notícia que vemos com bons olhos.”.