Máscara de carvão vegetal ativado: conheça os benefícios para a pele

A dermatologista Luiza Archer e a farmacêutica e especialista em ativos Cláudia Coral contam sobre esse ingrediente que se tornou o mais novo aliado da beleza

Por Thais Cavalcante 15/08/2017 - 14:36 hs
Foto: Divulgação

O carvão vegetal ativado se tornou um grande aliado da beleza. No exterior, as prateleiras estão cheias de produtos com o ingrediente para a pele, principalmente máscaras. Agora, esta tendência está fazendo sucesso também no Brasil. Por isso, procuramos profissionais para saber mais sobre essa substância, seus benefícios para a pele e contraindicações.

Segunda Cláudia Coral, farmacêutica e especialista em ativos da Galena, o carvão ativado é obtido a partir da “queima” de matérias orgânicas em condições extremas, na falta de oxigênio e em altas temperaturas. "Este processo modifica a superfície do carvão, o que o torna mais poroso e aumenta sua capacidade de absorver sujidades da pele, promovendo uma limpeza."

A dermatologista Luiza Archer, da Clínica Nutrindo Ideais, no Rio de Janeiro, explica que por promover essa limpeza o carvão ativado controla a oleosidade da pele, reduzindo o tamanho de poros e a quantidade de cravos. Cláudia complemeta: "O carvão remove poluentes, toxinas e até resquícios de maquiagem, o que confere para a pele luminosidade, uniformidade, maciez, suavidade e proteção".

Ambas as especialistas afirmam que é como fazer um "detox" na pele. Com essa detoxificação a cútis absorve melhor outros ativos, de acordo com Luiza. "Após aplicar a máscara, é possível fazer um tratamento clareador ou firmador, por exemplo."

A contraindicação é para quem tem a pele sensível, com rosácea, tendência a ressecamento ou alergia ao carvão vegetal ativado. 

PARA FAZER EM CASA
Por aqui já existem várias marcas que estão vendendo máscaras de carvão ativado (confira nossa seleção de produtos abaixo) e também é possível manipular. Mas há opções para fazer em casa, já que dá para comprar o ingrediente em pó ou comprimido. Luiza indica uma receita:

-1 sachê ou 2 comprimidos macerados de carvão vegetal ativado (Carverol)
- Máscara facial de argila verde (Detox Bionutritiva Bioart)
- 5 gotas de óleo essencial de lavanda (Laszlo)

Misture os ingredientes em um recipiente de vidro e aplique no rosto limpo (exceto sobrancelhas, área dos olhos e lábios). Deixe agir por 30 minutos, remova e enxágue com água fria.

Entre a versão em pó ou comprimido Luiza prefere a em pó."O comprimido tem que macerar muito bem para não ficarem pedaços grandes e machucar ou cortar a pele na hora de aplicar a máscara." Ela esxplica ainda adiciona argila verde e óleo de lavanda porque ambos agem no controle da oleosidade. "Todos os ingredientes têm a mesma função, mas juntos dão um resultado ainda melhor."

Em relação às máscara que caseiras com adição de cola escolar para remover cravos que estão fazendo sucesso na web, Luiza é contra. "Não é um produto para ser aplicado no rosto. Pode dar dermatite de contato ou sensibilizar a pele."

A contraindicação do carvão vegetal ativado é para quem tem a pele sensível, com rosácea, com tendência a ressecamento ou alergia ao ingrediente.

Paula Mello/revistamarieclaire.globo.com