Próximo eclipse solar acontecerá nesta segunda e fará a Terra inchar e você perder peso

Por Thais Cavalcante 18/08/2017 - 15:44 hs
Foto: Hypeness

Um dos maiores espetáculos da natureza acontecerá no próximo dia 21 de agosto, com direito a efeitos visuais impactantes no mais vívido e sensorial 3D: um eclipse solar total. O sol será, portanto, escondido pela lua em sua totalidade, tornando-se uma impressionante bola preta e coroada por raios aos seu redor, ao longo de cerca de 3 minutos.

O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, é de tal forma imenso, que alterará a dimensão da crosta terrestre. O alinhamento entre o sol, a lua e a terra e a força gravitacional que tal alinhamento provoca no planeta – especialmente durante a lua nova, justamente de maior força gravitacional – fará com que a crosta terrestre “inche” cerca de 4 centímetros. O auge do eclipse será atingido às 18h20 (UTC) e será, segundo especialistas, o eclipse mais assistido da história.

Como todo espetáculo atual, há uma área vip, que poderá assistir ao show com imensos privilégios, pois a totalidade do eclipse será visível somente para uma faixa dos Estados Unidos, que vai do Oregon à Carolina do Sul.

Mas não se ressinta, pois a natureza não tem prediletos: a última vez que os EUA viram um eclipse solar total foi em 1979 – o último que cruzou o país foi em 1918. A excitação é tanta que a NASA preparou um site especial sobre o eclipse, que irá transmiti-lo ao vivo via streaming.

Tal impacto é tão dramático que até nosso peso se altera: por conta da força anti-gravitacional que a rotação terrestre oferece, ficamos com cerca de 500 gramas a menos. Mas não se espante: esse fenômeno, em diferentes escalas, acontece em toda lua nova.

Por aqui o eclipse será visível, de forma parcial, somente no norte do Brasil, nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Distrito Federal e na metade ao norte dos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

hypeness.com.br