Cabelo: dermatologista aponta 8 erros que você nunca deve cometer

A médica Daniela Leal diz quais são os vícios capilares que mais prejudicam os fios e os cuidados ideias para manter seu cabelo sempre saudável

Por Thais Cavalcante 23/08/2017 - 15:06 hs
Foto: monkeybusinessimages/Thinkstock/Getty Images

Entra estação, sai estação, alguns erros relacionados aos cuidados com os fios continuam perseguindo as mulheres diariamente. Pensando nisso, a dermatologista Daniela Leal, de Campinas (SP), listou os vícios que mais prejudicam nossa cabeleira “Pequenas atitudes diárias, da lavagem incorreta à forma como prendemos os fios, podem causar danos”, afirma.

Entre os alertas sobre o que não fazer em relação aos fios, a profissional destaca:

1. Arranhar o couro cabeludo durante a lavagem

Você pode até gostar de uma massagem vigorosa na cabeça enquanto lava o cabelo, mas faça isso apenas com a ponta dos dedos — usar as unhas machuca o couro cabeludo.

2. Deixar condicionador nos fios

Seu cabelo não vai ficar mais hidratado se você mantiver produtos como o condicionador nos fios. Pelo contrário: “O acúmulo de resíduos dos cosméticos capilares deixam o cabelo sem movimento e ressecado.”

3.  Dormir com o cabelo molhado

O ambiente úmido facilita o aparecimento de fungos e favorece o surgimento da caspa, além de induzir a estados alérgicos.

4. Esquecer do protetor solar

Um leave-in com proteção contra os raios de sol é essencial dos dias de piscina ou praia. “O sulfato de cobre utilizado para limpeza da água da piscina pode alterar a cor dos fios claros e tingidos”, diz Daniela. Já na praia, o excesso de exposição solar é o grande vilão do seu cabelo (causa ressecamento e desbotamento).

5. Menosprezar ampolas e máscaras

Sem hidratação, as cutículas se abrem, perdem água para o ambiente e deixam de refletir luz, o que faz com que o cabelo fique sem brilho e quebradiço.

6. Demorar demais para cortar o cabelo

Tudo bem não ser melhor amiga da tesoura do seu cabeleireiro, mas tente marcar um encontro com ele pelo menos a cada três meses (nem que seja apenas para aparar as pontas). Isso vai deixar deu cabelo mais forte e dar um help no crescimento.

7. Usar secador, chapinha ou modelador todos os dias

Quando usados em excesso, esses aparelhos podem queimar, desidratar e quebrar os fios. Lembrete: se for lançar mão deles, o protetor térmico é indispensável.

8. Descuidar da saúde

Não abra mão da alimentação saudável. “O consumo de proteínas, por exemplo, é essencial para o crescimento dos fios”, diz a especialista. Também não abuse do álcool e do cigarro – ambos são agentes importantes na piora da caspa e da seborreia.

boaforma.abril.com.br