Barra terá mutirão de mamografia

Barra terá mutirão de mamografia

A carreta do programa “Mulheres de Peito” estará em Barra Bonita entre 06 de fevereiro até 02 de março

Por Carla Parezan 03/01/2018 - 10:31 hs
Foto: Imagem Ilustrativa
Barra terá mutirão de mamografia
Carreta

Cuidar da saúde é sempre importante. Todo ano o Hospital Amaral Carvalho recebe cerca de 600 novos casos de câncer de mama. Uma das maneiras de se prevenir a doença é por meio da mamografia. O exame poderá ser feito no mutirão que acontecerá dos dias 05 à 28 de fevereiro em Barra Bonita, lembrando que o exame é realizado de maneira gratuita. Porém, a caarreta ficará na cidade até dia 02 de março. Nesse meio tempo, serão atendidas as mulheres em que apresentem a necessiadadede de exames complementares.

A Secretaria Municipal de Saúde explicou que o atendimento é restrito a mulher com 35 anos ou mais. Para realizar o exame a mulher com idade entre 35 e 49 anos precisa levar: o pedido médico de mamografia, RG e cartão do SUS. Para as mulheres com 50 anos ou mais é necessário apenas o RG e o cartão do SUS.

Segundo o Secretário Dr. Jorge Freitas serão distribuídas senhas para organizar a demanda dos exames, as interessadas não precisam agendar previamente, é só ir até a carreta, pegar uma senha e aguardar sua vez. A carreta  ficará parada na Praça do Teleférico de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Aos sábados também serão realizado atendimentos, no horário das 9h às 12h.

A expectativa é que seja realizados 50 exames diários, durantes os dias da semana. E mais 25 exames a cada sábado. As senhas começam a ser distribuídas por ordem de chega, às 9h da manhã.

Se a mulher chegar e as 50 senhas já foram distribuídas, ela será orientada a tentar atendimento no dia seguinte. Os exames que apresentarem alterações, as mulheres serão encaminhadas para atendimento na rede de saúde do município.

O exame é importante para o diagnostico precoce de doenças. Isso faz com que as chances de cura aumentem. O programa “Mulheres de Peito” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa de trazer essa carreta para Barra Bonita foi do vereador Joãozinho.