IPVA começa a ser recolhido a partir da terça

Boletos não serão enviados pelos Correios; agências bancárias auxiliam em dúvidas

Por Carla Parezan 05/01/2018 - 16:04 hs
Foto: Imagem Ilustrativa
IPVA começa a ser recolhido a partir da terça
IPVA começa a ser recolhido a partir da terça

O ano mal começou, mas com ele já vem o vencimento da primeira parcela do IPVA para quem tem veículos automotores. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores começa a ser pago a partir da terça-feira (9), no caso de quem tem placas final 1.

E esse ano o pagamento sofreu alteração. A cartinha que o Detran (Departamento de Trânsito) enviava pelos Correiros foi extinta. Ou seja, para o pagamento do imposto é preciso ir até a agência bancária e pedir a geração do boleto ou imprimir em casa. Quem quiser consultar o valor a ser pago também pode através da internet no endereço: detranweb.com.br.

Com o número do Renavan em mãos é possível ter acesso a página e todas as informações necessárias. Ali também é possível consultar a data do vencimento das parcelas, para quem optar em parcelar o imposto. Quem quiser pode optar pelo pagamento à vista com 3% de desconto.

PAGAMENTO 

Para efetuar o pagamento o proprietário do veículo deve ir até o caixa eletrônico do banco com o número do RENAVAM do veículo. Para facilitar é bom também levar o número da placa e CPF do proprietário do documento, tudo isso está escrito no documento. Para quem tem dúvida é possível pedir ajuda para algum funcionário. Se não tiver ninguém disponível é só ir até o caixa do Banco do Brasil, por exemplo:

1º Passo: Apertar a tecla Entra (Verde) e Selecionar a opção “Consulta” 
2º Passo: Selecionar “Protocolo Para Pagamento On-Line”
3º Passo: Selecionar “Taxas Detran do Estado do Paraná”
4º Passo: Selecionar "Licenciamento Anual / DPVAT"
5º Passo: Digitar o número do Renavam
6º Passo: Escolher a opção de Pagamento do Licenciamento - Atual ou Anterior
Após a confirmação será impresso o protocolo para pagamento no caixa da agência do BB.

 

Informações do site do Detran.