Carreta de mamografia começa atendimentos na Barra

Carreta de mamografia começa atendimentos na Barra

Todos os dias são distribuídas 50 senhas; aos sábados 25

Por Carla Parezan 09/02/2018 - 09:37 hs
Foto: Assessoria de Imprensa Barra Bonita

 

A carreta do programa Mulheres do Peito já está realizando os atendimentos em Barra Bonita. O veículo fica na cidade até dia 2 de março. Porém, as mulheres que desejam realizar o exame de mamografia devem procurar o atendimento até no dia 28 de fevereiro. Porque entre o dia 28 de fevereiro e 2 de março serão convocadas as mulheres que fizeram o exame e esse precisa ser discutido com a paciente por motivos de alguma alteração ou a necessidade de um exame complementar.

Para as mulheres de Barra Bonita que estão com a mamografia atrasada, essa é a oportunidade de colocar o exame em dia. O exame é muito importante para monitorar a saúde das mamas e a mamografia é fundamental para detectar algum tipo de alteração logo no início. Entre a faixa etária de 35 a 49 anos o número de mulheres que precisam fazer o exame é de 3.500, segundo dados da secretaria de Saúde.

Para ter atendimento é simples. Basta se dirigir até a Praça Waldemar Lopes Ferraz (Teleférico). São distribuídas 50 senhas por dia, de segunda a sexta-feira. No sábado também tem atendimento, porém, são 25 senhas.

Para ser atendida as mulheres com idade entre 35 e 49 anos precisam ir até o local com RG, Cartão do SUS e o pedido de um médico para a realização do exame. Para as mulheres com 50 anos ou mais é necessário apenas o RG e Cartão SUS.

O secretário de Saúde Paulo Carrasco explica que carreta vem para somar. “Tem esse serviço disponibilizado também no município, das mamografias de rastreamento. Mas ela (carreta) vem suplementar esse serviço que a gente já possui”, explica o secretário.