A Campanha de Corpus Christi foi lançada para os fiéis de Igaraçu

A Campanha de Corpus Christi foi lançada para os fiéis de Igaraçu

Pelo 4° ano a Comunidade católica de Igaraçu, promove o Corpus Christi solidário

Por Cristiane Gomes 27/04/2018 - 10:50 hs
Foto: Arquivo da Comunidade São Joaquim
A Campanha de Corpus Christi foi lançada para os fiéis de Igaraçu
Os tapetes são confeccionados pela manhã e só retirado depois que Jesus passa

Há quatro anos a Comunidade católica de Igaraçu do Tietê, promove o Corpus Christi solidário. Comunidades, pastorais, movimentos, escolas estaduais e municipais, casa da criança, voluntários do câncer, projetos, fundo social de solidariedade e escola particular, se unem pelo mesmo objetivo, ajudar a quem precisa.

A campanha foi lançada no dia 1° de abril nas missas de todas as comunidades, e desde então alimentos, roupas, fraldas infantis e geriátricas, produtos de higiene pessoal e limpeza, cobertores, calçados, estão sendo arrecadados. “É uma forma de podermos ajudar quem precisa, de darmos o pouco que temos também. O nosso papel de cristão é ajudar a quem precisa, isso é o verdadeiro significado do Corpus Christi”. Ressalta Elzo Rodrigues coordenador das pastorais e movimentos da Comunidade.

A tradição do Corpus Christi solidário,deu certo na cidade, todos unidos pelo mesmo objetivo, eles enfeitam as ruas com caixas, tnts, cobertores, roupas e alimentos que podem ficar expostos. A igreja matriz também é ornamentada pela equipe de liturgia. O trajeto por onde o Santíssimo Sacramento passa é decorado pela manhã, e só depois da passagem de Jesus que é recolhido o material. Todos os alimentos, cobertores, fraldas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, que foram arrecadados durante meses e também no dia, é contabilizado pela pastoral da caridade e as roupas e calçados pelo fundo social de solidariedade da cidade. Depois dessa contagem o destino do que foi arrecado vai para quem realmente precisa.

Você também pode fazer sua contribuição nas Comunidades São Joaquim, Rainha da Paz, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia, supermercados Fernandes e Ravágio, escolas estaduais e municipais, Colégio Saber, postos de saúde do centro e da cecap e polícia militar.

A missa de Corpus Christi acontece na Comunidade de São Joaquim ás 15h e em seguida é feita a procissão pelas ruas da cidade.

O que é Corpus Christi?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Esse ano a festa acontece no dia 31 de maio, ela é considerada uma das maiores festas da igreja católica.A festa acontece numa quinta-feira, 60 dias depois do domingo de Páscoa. Acontece na quinta-feira porque a última ceia de Jesus foi numa quinta-feira.

 A festa é marcada por procissões pelas ruas com o pão da eucaristia.Por isso, na festa de Corpus Christi os católicos são incentivados a adorar o pão e o vinho da eucaristia, que são a manifestação física de Jesus na terra.

A igreja católica ensina que a ceia do Senhor é mais que uma lembrança do sacrifício de Jesus. Ela afirma que o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue verdadeiros de Jesus.