Médico relaxa para ver TV e descobre tumor em participante de reality show

Médico relaxa para ver TV e descobre tumor em participante de reality show

Por Carla Parezan 07/06/2018 - 11:31 hs

Olha que história surreal… O americano Erich Voigt, um otorrinolaringologista (aquele doutor que cuida de ouvido, nariz e garganta e tem nome complicado) que trabalha em um centro médico de Nova York, estava em casa, de boas, tentando relaxar, quando ligou em um reality show chamado “Beachfront Bargain Hunt”, algo como “Caçada a Barganhas de Frente pro Mar”, em tradução (muito) livre.

O programa, como você já pode supor, é sobre pessoas (reais) que estão em busca de ofertas imperdíveis para comprar sua casa de praia, e passa no canal americano HGTV. “Estava relaxando, assistindo a imagens de belas casas de praia e sonhando acordado. Mas de repente notei o caroço”, disse Voigt ao New York Post.

O “caroço” em questão era uma protuberância mínima, imperceptível aos olhos não treinados (não adianta falar que você percebeu desde o início), no pescoço de Nicole McGuinness, de 32 anos, a mulher do casal na foto acima, que procurava uma casa de praia naquele episódio.

No mesmo episódio ela disse que havia se livrado de um glioblastoma, o tumor cerebral mais comum segundo a medicina, e muito letal, diagnosticado em 2015. Agora, levava uma nova vida. O tratamento foi em 2016 e o programa foi gravado em 2017, quando ela já estava livre da doença. Mas só recentemente foi ao ar, quando nosso herói, doutor Erich Voigt, estava zapeando para relaxar.

Ele poderia ter deixado pra lá, afinal estava longe do trabalho… E aquilo poderia ser uma sombra de câmera, sei lá… Mas, não. Seguindo a ética médica à risca, ele tentou procurar a mulher nas redes sociais para fazer o alerta. Não conseguiu, já que não havia sobrenome divulgado no episódio, apenas o primeiro nome, Nicole.

Diante da primeira frustração, foi além. Achou a página do programa “Beachfront Bargain Hunt” no Facebook e deixou a seguinte mensagem: “Estou assistindo um programa e percebi que essa mulher tem uma massa à esquerda da tireoide. Ela precisa de um exame de imagem e de uma biopsia. Não sei se ela sabe, mas espero que seja benigno.” E a hashtag do programa, para facilitar buscas.

E não é que a mensagem realmente chegou a ela? Benditas redes sociais. Bendito “Dr. House” da vida real. Ela, que nem tem Facebook mas foi avisada por amigos, constatou a “massa na tireoide”, fez os exames e… Era um câncer, seu segundo. “É um milagre que ele tenha visto isso pela televisão, não consigo expressar o quão grata estou”, disse Nicole à rede americana ABC.

Nicole mostrou-se preparada para sua segunda batalha contra o câncer no programa Good Morning America, da ABC, onde ela finalmente encontrou o médico que, tentando relaxar, acabou trabalhando em prol de sua saúde. Ambos seguraram a barra para não chorar de emoção ao vivo, com toda razão. Boa sorte e muita saúde para ela mais uma vez.

surrealista.com.br