Católicos vivem a Semana da Família a partir de domingo

Católicos vivem a Semana da Família a partir de domingo

Em Igaraçu pastoral prepara há meses temas que serão abordados nas missas

Por Cristiane Gomes 08/08/2018 - 14:36 hs
Foto: Imagem ilustrativa
Católicos vivem a Semana da Família a partir de domingo
A Semana Nacional da Família tem como tema O Evangelho da Família, alegria para o mundo

A Igreja Católica no Brasil celebra entre os dias 12 e 18 de agosto a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Este ano a Semana Nacional da Família tem como tema ‘O Evangelho da Família, alegria para o mundo’, que ressalta o lado positivo da família, a família como um bem e um dom Deus. A igreja pede para que todos trabalhem intensamente e com alegria e incentivem a participação da comunidade. A pastoral da família de todo Brasil tem a obrigação de trabalhar bem essa semana com atividades que envolvam pastorais e movimentos.

Em Igaraçu do Tietê a comunidade São Joaquim realizará a Semana da Família em um momento diferente. Ali a data será de 25 de agosto a 1º de setembro devido a outras atividades que ocorrem no período em que a CNBB definiu como data base para os encontros.

Valéria Rissati Ortigosa, coordenadora da pastoral da família em Igaraçu, prepara junto com sua equipe os temas da Semana há meses. “Não só a semana da família é importante, mas também o trabalho da pastoral na conscientização sobre as famílias. A família é o berço da nossa sociedade. É da família que nascem as crianças que se tornam os jovens e adultos de amanhã. Então temos que cuidar das nossas famílias”, comentou ela. “Os pais têm a grande missão de amar, educar seus filhos para que todos tenham um lar de harmonia e paz e para que também num futuro próximo, possa também formar a sua família dando assim a continuidade”.

Além da Semana da Família a pastoral promove encontro de noivos, casais, família, batizados e casamentos comunitário. “O intuito da pastoral muitas vezes é de ajudar de alguma maneira pessoas que se encontram em dificuldades ou mesmo ainda os noivos que formarão suas famílias”, conta Valéria.