VEJA 8 DICAS DE COMO LIDAR COM PESSOAS BIPOLARES NO TRABALHO

A presença de uma pessoa com Transtorno Afetivo Bipolar pode comprometer drasticamente o ambiente de trabalho

Por Cristiane Gomes 08/01/2019 - 14:56 hs
Foto: Imagem Ilustrativa
VEJA 8 DICAS DE COMO LIDAR COM PESSOAS BIPOLARES NO TRABALHO
Pessoas bipolares costumam mudar de humor constantemente

Uma vez que as pessoas passam a maior parte do dia no trabalho, é fundamental que todos colaborem para que o ambiente profissional seja o mais agradável e tranquilo possível. Um dos principais fatores que fazem o local de trabalho ser positivo são as pessoas que fazem parte dele e, nesse sentido, é fundamental que todos saibam como controlar suas emoções e reações.

A presença de uma pessoa com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) pode comprometer drasticamente o ambiente de trabalho. Isso porque esses indivíduos costumam oscilar de humor e acabam deixando o ambiente ruim e pesado.

Como agem as pessoas bipolares?

O revezamento frequente entre períodos de normalidade, depressão, euforia e outros sentimentos fazem com que as pessoas bipolares sofram a cada episódio de TAB. Essas alterações também afetam quem convive diretamente com o bipolar, já que pode ser muito complicado acompanhar e entender todas as mudanças de humor.

A mania é identificada pelo humor exaltado, pela euforia, pela hiperatividade, pela fala exagerada, diminuição da necessidade de sono, exacerbação da sexualidade e comprometimento da crítica. Esse é um estado que se alterna com episódios de irritabilidade, agressividade, incapacidade de controlar os impulsos, aceleração do pensamento, distração elevada e incapacidade para ordenar as ideias.

Quem sofre de bipolaridade dificilmente consegue sentir separadamente cada um desses sentimentos, tornando-se uma pessoa complicada para conviver e se relacionar.

Como lidar com um colega de trabalho bipolar

Conheça o caso da pessoa

Procure entender o diagnóstico da pessoa, como está o tratamento e quais são os medicamentos que ela toma. Caso o bipolar faça uso de algum medicamento para controlar os sintomas e manias, é importante que os colegas de trabalho fiquem atentos ao comportamento e as reações durante o dia, intervindo sempre que necessário.

Evite discussões

As discussões podem desencadear um desconforto para você e para todos os colaboradores que estão por perto. Por isso, tente evitar corrigir, interromper ou dizer coisas que possam vir a irritar o colega de trabalho bipolar. Preze sempre pelo seu bem-estar e pela tranquilidade de todos, zelando pela boa convivência.

Fale com calma

Procure falar coisas positivas, usando um tom de voz adequado. Evite que a pessoa com Transtorno Bipolar aja com impulsividade e tenha o cuidado de evitar situações de risco e de não incentivar o bipolar a tomar atitudes insensatas.

Seja positivo

Ainda que a pessoa com Transtorno Bipolar esteja em fase depressiva, não a culpe e nem a acuse. Em vez disso, tente sempre lembrar de como essa pessoa já sofre diante de tantas emoções.

Não enfrente

Aceitar que seu colega de trabalho sofre de um problema e faça o possível para desfrutar e incentivar os bons momentos da pessoa.

Mostre disposição

Pergunte em que pode ajudar. Em casos de um episódio maníaco ou depressivo, a pessoa pode precisar de coisas diferentes para se sentir melhor.

Não se culpe

Não se responsabilize por tudo que acontece. Ajudar um colega de trabalho é muito diferente de se culpar por tudo o que acontece com ele. Jamais comprometa sua saúde mental para ajudar o outro, pois isso pode deixar o ambiente profissional ainda mais nocivo.

Não faça o colega de vítima

Evite facilitar as coisas para quem sofre de bipolaridade. Em vez de tratar seu colega como vítima, acompanhe e ajude com tudo o que puder, sempre incentivando-o a superar o problema e seguir em frente.

ibccoaching.com.br