S2 fez trajeto até Jaú por Mineiros. Vale a pena?

Percurso é maior e pista não está nada boa; é preciso fazer contas

Por Sandro Alponte 11/01/2019 - 07:50 hs
Foto: Jonathan Peraçoli
S2 fez trajeto até Jaú por Mineiros. Vale a pena?
Cobrança de pedágio na SP-255 deve ter início até o fim de janeiro ou começo de fevereiro

Desde que se começou a falar sobre a instalação da praça de pedágio entre as cidades de Barra Bonita e Jaú, é constante alguém sempre dizer que quando a cobrança ter início, vai fazer o trajeto passando pela cidade de Mineiros do Tietê. Mas essa afirmação sempre vem seguida de outras perguntas: é bem mais longe, qual a distância, vai ficar mais caro, quanto tempo demora por lá?

Pois bem, o S2 então fez o percurso entre as duas cidade utilizando os dois caminhos. Porém, o que a gente quis saber foi só a distância exata e o tempo que se leva em cada trajeto. Até porque contas de gastos financeiros ainda não são possíveis fazer porque o valor do pedágio ainda não foi definido e o desgaste de motor, pneu e combustível depende muito de cada veículo.

A distância percorrida foi desde o portal de entrada da Barra até a entrada de Jaú, ali onde está o McDonald’s.

Então vamos lá. Partindo de Barra Bonita e transitando pela Vicinal Comendador Orlando Chesini Ometo, ou seja, passando por Mineiros do Tietê, a distância é de 28,2Km em um tempo de 23min48seg. Depois nós fizemos o percurso inverso, usando a SP-255 que será pedagiada. A distância é de 20,9km e o tempo de 22min09seg.

Percebe-se uma diferença de praticamente 7km entre uma via e outra e o tempo praticamente o mesmo. A vicinal Barra-Mineiros apresenta inúmeras erosões no asfalto enquanto que a SP-255 já não tem o mesmo problema. A vicinal apresentava pouco trânsito e a rodovia, no momento da aferição, apresentava um trânsito mais intenso. Isso às 15h.

A questão se vale a pena ou não ir por Mineiros do Tietê vai depender do valor do pedágio e de cada carro. A resposta vai precisar esperar mais um pouco.

 

Duplicação


A cobrança do pedágio deve ter início até o fim deste mês ou começo de fevereiro. A Arteris Via Paulista tem cinco anos para concluir a duplicação do trecho entre Jaú e Barra Bonita. Já foi um ano completado em 22 de novembro de 2018. E tem até sete anos para duplicar de Igaraçu do Tietê até São Manuel.