Prefeitura tem 230 câmeras para monitorar espaços públicos

Objetivo é ter parceria com Polícia Militar para fiscalizar toda movimentação na cidade

Por Camila Ramos 24/05/2019 - 09:12 hs
Foto: Jonathan Peraçoli
Prefeitura tem 230 câmeras para monitorar espaços públicos
Câmeras de monitoramento localizadas na entrada da cidade pela Ponte Campos Salles

A Prefeitura de Barra Bonita ampliou o serviço de monitoramento através de câmeras de segurança em espaços públicos e prédios municipais desde o início do ano. Os equipamentos auxiliam nas ações de prevenção à violência. O sistema é monitorado por uma empresa privada 24 horas por dia.


Ações futuras devem envolver administração municipal e governo do Estado para monitorar a movimentação através da polícia. “A intenção é fazer essa integração através de projeto desenvolvido pelo governo do Estado. Ou seja, tem um carro roubado, entrou na Barra, o sistema automaticamente acusa a placa do carro e aponta que trata-se de um veículo em condições ilícitas”, comenta o vice-prefeito Manézinho Fabiano.

As câmeras estão instaladas em lugares estratégicos, uma vez que os prédios públicos são alvos de depredação e pequenos furtos.

Manézinho conta que quando foi responsável pelo CVT – Centro Vocacional Tecnológico – no período de 2009 a 2012, criou um sistema de monitoramento que abrangeu todas as entradas da cidade, a orla turística e o centro comercial. “Tínhamos interligadas 19 câmeras via rádio”, lembra. “Porém, quando assumimos a administração, em 2017, notamos que esses equipamentos estão sucateados e hoje temos 8 câmeras funcionando. O próximo objetivo é reinstalar todas e ampliar”.