Vacinação contra a gripe acaba na próxima semana

20% da população de risco ainda não tomou a vacina

Por Camila Ramos 24/05/2019 - 16:40 hs
Foto: Google Imagens
Vacinação contra a gripe acaba na próxima semana
'Saúde' convoca cidadãos para vacina da gripe

A campanha de vacinação que começou no dia 10 de abril chega à sua última semana com índices de adesão ainda baixos. A campanha vai até 31 de maio em todo o país e envolve 41,8 mil postos de vacinação.

A Secretaria de Saúde de Barra Bonita divulgou dados da campanha de vacinação contra a gripe que totaliza 81,65% em todos os postos de vacinação da cidade. Crianças de seis meses a cinco anos de idade somam 64,98%, quantidade mais baixa de adesão entre o grupo de risco.


As gestantes que procuraram os postos de vacinação somam 79,24%. Já os idosos somam 81,77%. Trabalhadores de saúde e professores seguem com adesões abaixo do esperado: 76,83% e 79,61%, respectivamente. As puérperas, que são mulheres no período até 45 dias após o parto, somam 189,89%. E, por fim, pacientes com comorbidades somam 87,35%. 

A população que ainda não tomou a vacina deve procurar as seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde, PAS Cohab, PAS Sonho Nosso e PAS Vila Correa, das 7h30 as 16h30.

 QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

Conforme orientação da Oganização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas são obrigatoriamente destinas a:

- Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

- Gestantes;

- Puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;

- Idosos;

- Profissionais de saúde, professor da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade

- Portadores de doenças crônicas que fazem acompanhamento pelo SUS.