Sesi Biotech de Barra Bonita conquista 1º lugar em Mundial

O torneio aconteceu no Uruguai no fim de semana passado.

Por Camila Ramos 10/06/2019 - 09:14 hs
Foto: Camila Ramos
Sesi Biotech de Barra Bonita conquista 1º lugar em Mundial
Alunos treinam durante a semana e aos fins de semana em período de competição

A equipe de Robótica Sesi Biotech conquistou o prêmio de 1º lugar em programação de robô no Torneio Mundial de Robótica First Lego League, em Montevidéu. A disputa contou com mais de 60 times de diversos países composto por alunos de escolas públicas, privadas e times de ‘garagem’.

O Torneio Mundial First Lego League foi dividido em quatro partes: missão de mesa, solução inovadora, Core Values quando é avaliado o trabalho em equipe e o design do robô. A equipe do Sesi Biotech levou pra casa o 1º lugar em programação de robô, trabalho feito exclusivamente pelo aluno e com o auxílio do técnico. A caminhada até o Mundial foi traçada por duas etapas anteriores. Os alunos levaram o 1º lugar no Regional no Geral  – quando a equipe se destaca nas três áreas: design  do robô, pesquisa e Core Values e no Nacional ganharam o prêmio Solução Inovadora na Pesquisa.

Participaram da competição 8 alunos e uma responsável técnico, a professora Ana Maria Papili Mangili. A aluna Manuela Rodrigues (14) nos conta como foi participar do Torneio: “É o segundo Mundial que eu participo, no ano passado nós participamos no Mundial na Estônia e foi uma experiência incrível, porque nós convivemos com pessoas de outras culturas”.

Um dos quesitos a ser apresentado era um projeto de pesquisa que pudesse resolver problema no espaço. “Descobrimos que um problema recorrente no espaço é a radiação, porque ela pode acarretar em problemas para a saúde como câncer de pele, mutação genética, envelhecimento precoce ou em grandes quantidades pode causar até a morte. Então, depois disso, criamos uma solução que é o Sun Life um bloqueador  extremamente inovador e pode refletir todos os tipos de radiação. E por um custo de R$ 81,80”, a aluna Laura Resina Almeira nos explica.

A professora Ana Maria explica que no próximo semestre os alunos começam a preparação para o Regional, Nacional e no Mundial para um projeto relacionado à Arquitetura e desenvolvimento de Cidade Sustentável.