Campanha da Santa Casa de Jaú quer alertar para hepatite C

Por Cristiane Gomes 14/06/2019 - 10:57 hs
Foto: Luiz Carlos de Oliveira/Divulgação
Campanha da Santa Casa de Jaú quer alertar para hepatite C
Infectologista e presidente da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar da Santa Casa (CCIH)

A Santa Casa de Jaú fará, no final de julho, campanha de alerta contra uma doença perigosa, que pode ser tratada, ao ser diagnosticada através de um exame rápido. Trata-se da hepatite C, que costuma ser silenciosa e, no seu estágio mais avançado, pode levar o paciente a um quadro de cirrose hepática, câncer e até ser fatal. Estima-se que 6 milhões de brasileiros estão infectados com os tipos B ou C e não sabem. A campanha tem o objetivo de diagnosticar possíveis casos, de forma gratuita.

De acordo com o médico infectologista e presidente da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar da Santa Casa (CCIH), Daniel Márcio Elias de Oliveira, a Hepatite C é causada por um vírus que tem ação no organismo, principalmente no fígado, e que normalmente é contraído através do sangue de outra pessoa contaminada.

Hoje a transmissão do vírus pode ocorrer através de materiais cortantes, compartilhamento de agulhas e seringas , também da mãe para o bebê na gravidez e, em menor proporção, através de relação sexual desprotegida.

O infectologista explica que a hepatite C é perigosa porque não apresenta sintomas, na maioria dos casos. "A pessoa só vai descobrir quando apresentar alguma alteração da função hepática, e aí na investigação vem o resultado positivo para o Vírus C", afirma.

Entre aqueles que contraíram a doença, aproximadamente 15% conseguem cura na fase aguda (primeiros 6 meses). Cerca de 85% desenvolvem doença crônica, dos quais quase um terço evolui para cirrose e, a longo prazo, para um hepatocarcinoma (câncer de fígado).

A boa notícia é que, atualmente, a doença tem cura. Nos últimos anos houve uma revolução no tratamento com medicamentos de ação direta (anti-virais), com taxa de resposta positiva muito alta, chegando a 100%, principalmente nos estágios iniciais. A Santa Casa está preparando uma campanha com exames rápidos gratuitos, junto ao Rotary Clube de Jaú, para os dias 24 e 25 de Julho. 

jcnet.com.br