Inverno recebe influência de fenômeno El Niño

Manhã desta sexta-feira é fria, mas expectativa é de que o inverno seja de temperaturas acima da média.

Por Camila Ramos 21/06/2019 - 10:24 hs
Foto: Imagem ilustrativa/Google
Inverno recebe influência de fenômeno El Niño
Inverno deste ano não será tão intenso como nos anos anteriores.

O inverno no Hemisfério Sul começa hoje (21) às 12h54. Mais precisamente no Brasil, as temperaturas nesse inverno podem se manter acima da média por causa do fenômeno El Niño, que acompanhou o verão e outono brasileiro. Esse fenômeno influencia no aquecimento acima do normal na parte do Pacífico próxima ao Equador dificultando a entrada de ar frio.

O inverno no interior vai predominar a sensação de outono, ou seja, tardes relativamente quentes e noites amenas. Apesar disso, a temperatura em Barra Bonita nesta sexta-feira amanheceu marcando 15°C, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

As opiniões são diversas quando falamos sobre o frio. Há quem goste das temperaturas mais baixas, porém esse período pode se tornar desagradável para quem não gosta do frio. A assistente administrativa Patrícia Sevilla (39), diz o motivo pelo qual não gosta dessa época do ano: “Particularmente não gosto do frio porque não me sinto disposta para levantar cedo ou tomar banho e também não tenho vontade de sair de casa nessa época. Também tenho problemas de circulação, o que me torna mais suscetível a sentir o frio. E claro que me incomoda bastante pensar nas pessoas que não tem condições de ter um abrigo para se proteger do frio”, explica.

Em contrapartida, a jovem Tamires Petrizzi (18), se sente mais confortável com a chegada do inverno. “No calor tenho indisposição para fazer as tarefas do dia a dia, como ir à academia ou estudar. Geralmente tenho dor de cabeça no verão e no frio, apesar da vontade de ficar na cama, é mais fácil para eu fazer tudo que eu preciso. Também considero as roupas de inverno mais bonitas”, comenta.

Apesar das opiniões contrárias, o inverno terá poucos dias de frio intenso agradando a quem gosta e a quem não gosta com temperaturas acima da média.