Detran.SP identifica “hospedeiros” de pontos da CNH

A prática irregular pode acarretar ao motorista crime de falsidade ideológica

Por Camila Ramos 22/07/2019 - 09:46 hs
Foto: Imagem Ilustrativa/Google
Detran.SP identifica “hospedeiros” de pontos da CNH
O Detran.SP também recebe denúncias anônimas pelo site

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran.SP identificou CNHs suspeitas de hospedar pontos de infrações cometidas por outros motoristas. Foram 250 documentos suspeitos de realizar a prática irregular, que além de sanções administrativas, pode ser enquadrado no crime de falsidade ideológica, com pena de até cinco anos de prisão.

Um dos casos mais graves é o do motorista que recebeu R$500 reais para hospedar pontos na sua habilitação de um homem não identificado. Ao todo, o condutor acumula 3.315 pontos na CNH. Ele alegou dificuldades financeiras.

Carteiras de habilitação com mais de 50 pontos ou mais ao longo de 12 meses serão alvos de investigação. Se forem identificadas, as carteiras serão bloqueadas e os pontos retornam para o motorista de origem. Depois disso, os processos serão encaminhados para a Polícia Civil para investigação criminal.

O Detran.SP também recebe denúncias anônimas pelo site. Na denúncia o cidadão pode relatar o caso, detalhar informações e é garantido o sigilo da fonte. Todo motorista tem possibilidade de recorrer das multas e do processo de suspensão, sempre observando os prazos e o órgão/instância a que recorrer.

 

Fonte: Jornal O Mirante