Procon de Barra Bonita resolve problema de transmissão de TV a cabo

Decisão positiva para consumidor valerá para o estado de São Paulo

Por Camila Ramos 22/08/2019 - 14:25 hs
Foto: Imagem ilustrativa/Google
Procon de Barra Bonita resolve problema de transmissão de TV a cabo
Clientes devem ir até o Procon para formalizar a reclamação

Uma ação movida pelo Procon – Barra Bonita em conjunto com mais doze cidades da região e o pólo de Marília e Ourinhos parece ter resolvido o problema dos consumidores da SKY Livre. A reunião foi realizada em Barra Bonita e contou com a presença da advogada e da representante da SKY do Rio de Janeiro.

Os clientes da SKY Livre tiveram o corte de transmissão no dia 10 de abril. O diretor do Departamento de Defesa do Consumidor de Barra Bonita e da região, Marcelo Barata fala sobre essa ação. “Existia uma divergência contra a propaganda que falava sobre o fornecimento por tempo ilimitado do sinal digital. A SKY foi alvo de inúmeras ações judiciais em relação a esse assunto e os resultados foram diversos”, diz. No estado de São Paulo, a ação foi favorável ao consumidor.

O produto da SKY Livre começou a ser comercializado em 2006 com a promessa de canais sem o pagamento mensal, ou seja, o cliente comprava o transmissor e não pagaria mais para receber a transmissão digital. “Naquela época o sinal era analógico. Então a tecnologia vendida foi reverter o analógico para o digital de forma gratuita. Hoje, a SKY tem que pagar para receber esse sinal”, explica.

Na reunião realizada em Barra Bonita, a SKY entrou em acordo com os pólos do Procon presentes. “A ação vale para todo o estado de São Paulo. A empresa assinou um termo de ajuste de conduta e está oferecendo de forma gratuita para os próximos 12 meses a transmissão para aqueles consumidores que entrarem em contato com o Procon”, diz.

Depois desses 12 meses de gratuidade, o consumidor pode adquirir o receptor digital, assinar outro pacote da SKY ou fazer a migração para outra operadora. O Procon Barra Bonita fica na Avenida 9 de julho, 149.