Câmara recebe plano de carreira do SAAE

Durante o planejamento, foi criada comissão dos funcionários para participar ativamente da elaboração do projeto

Por Camila Ramos 22/08/2019 - 16:11 hs
Foto: Jonathan Rotor
Câmara recebe plano de carreira do SAAE
Projeto será discutido na Câmara dos Vereadores

Depois de um ano de planejamento e discussões do plano de carreira do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a Prefeitura de Barra Bonita encaminhou o projeto para ser discutida na Câmara Municipal. O plano de carreira visa melhorar as condições de ascensão profissional, perspectiva de desempenho de carreira através da realização de cursos referentes ao cargo que ocupam. A autarquia conta com aproximadamente cem funcionários.

Para realizar o plano de carreira, foi contratada uma empresa especializada em administração pública. Em agosto do ano passado, depois da abertura do processo de licitação, foram convidadas seis empresas. O superintendente adjunto da autarquia, Vicente Nardo, explicou como transcorreu essa escolha. “Depois da abertura da licitação, foi contratada a empresa Instituto Brasil de Inteligência e Administração Pública – IBRAP com a finalidade de elaboração do plano de carreira e cargo de salários do SAAE”, diz.

Foi criada uma comissão dos funcionários para auxiliar na elaboração do plano de carreira. Talita Passareli, tesoureira da autarquia e gestora do contrato explica como funcionou o diálogo. “Nós discutíamos com o consultor do IBRAP o plano com as progressões e avaliações, com critérios objetivos e subjetivos. Então nos reuníamos e havia uma discussão sobre a atribuição de cada cargo. Tínhamos liberdade de propor alterações ou acrescentar algo no texto”, explica Talita.

Ainda de acordo com Talita, a empresa iniciou os trabalhos realizando reuniões com os funcionários. “Foi bem participativo, antes de começarmos com as reuniões na comissão, apresentamos as questões para os funcionários, eles discutiam e apresentavam o que achavam relevante”, comenta.

No início do ano, os funcionários participaram de uma reunião para apresentar o plano de carreira. “A reunião foi realizada do Teatro Municipal e contou com a presença de todos os funcionários”, diz Talita.

O plano de carreira elaborado pela empresa IBRAP em conjunto com a comissão dos funcionários do SAAE foi entregue em março para a Prefeitura para uma primeira análise. “Houve alguns pontos de divergência e o jurídico da Prefeitura nos enviou o documento para que adequássemos alguns assuntos”, comenta Vicente Nardo.

Ontem (21) foi enviado pra Prefeitura o projeto final e posteriormente, o jurídico enviou para o Poder Legislativo para análise e votação.