Redutor de velocidade: Quem pode solicitar a instalação de lombada?

Saiba como funciona o processo de solicitação de lombada e em quais casos é recomendada

Por Camila Ramos 23/08/2019 - 15:30 hs
Foto: Jonathan Rotor
Redutor de velocidade: Quem pode solicitar a instalação de lombada?
A solicitação para a instalação é mais fácil do que parece

A construção de lombada ou também conhecida como quebra-molas é um assunto polêmico. Normalmente, esse tipo de redutor de velocidade é solicitado quando há índices pertinentes de motoristas dirigindo em alta velocidade. Muitas pessoas não sabem, mas a solicitação para a instalação é mais fácil do que parece, não sendo necessária a intervenção de vereadores ou de autoridades municipais.

Segundo Sérgio Lopes, diretor do Demutran, qualquer pessoa pode fazer a solicitação da lombada. “Esse requerimento deve ser feito na Prefeitura no setor de protocolo. O solicitante pode pedir um redutor de velocidade, sinalização básica ou faixa de pedestre”, explica. 

Ainda de acordo com Sérgio, a legislação de trânsito dificulta a colocação de lombada. “Pode haver uma negação por problemas físicos no local, por ser uma rua íngreme ou pela quantidade e qualidade do veículo que passa pela rua, no caso caminhão ou ônibus”, diz. Esses fatores são avaliados pelo órgão do trânsito ou pelo setor de obras e caso não for autorizado, o solicitante terá uma resposta.

Em casos de requerimento de lombadas por causa do excesso de velocidade, o Demutran organiza o trânsito da seguinte forma. “Primeiro entra a engenharia, com pinturas, faixa de retenção e placa de limitação de velocidade. Posterior a isso, a educação com campanhas educativas de trânsito para conscientizar. E por último o esforço legal, caso haja ainda o desrespeito do cidadão, os agentes de fiscalização farão as devidas autuações”.