Procon realiza acompanhamento para ajudar superendividado

Segundo especialista, muitas vezes o consumidor não assume que está com dificuldades financeiras

Por Camila Ramos 29/08/2019 - 16:31 hs
Foto: Imagem ilustrativa/Google
Procon realiza acompanhamento para ajudar superendividado
o programa de ajuda ao superendividado prevê reeducação financeira

O Procon de Barra Bonita realiza atendimento diário para pessoas que sofrem com endividamento. De acordo com o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o superendividado é aquele cuja renda está tão comprometida que perdeu toda a capacidade de pagar suas dívidas a ponto de não conseguir quitar contas básicas de sobrevivência.

De acordo com Marcelo Barata, diretor do Departamento de Defesa do Consumidor de Barra Bonita e da região, o programa de ajuda ao superendividado prevê reeducação financeira e auxílio para negociação com as empresas. “Primeiramente, precisa haver uma aceitação do endividamento. Segundo, ela não pode omitir nenhuma conta, ou seja, quando estamos fazendo a triagem, têm muito mais contas do que foi informado inicialmente”, explica sobre.

Ainda segundo o diretor, natural estar em uma situação financeira complicada, mas deve-se atentar aos problemas recorrentes dessas dívidas. “Temos pessoas que nos procuram que recebem um salário mínimo e querem ajuda para se estabilizar. Mas também temos pessoas que já receberam R$40 mil reais mensais e passaram a receber um pouco menos, mas não conseguem se adaptar a esse valor e nos procuram também”, diz.

A triagem é feita num período de duas semanas e em 30 dias são feitas as notificações possíveis. “O Procon vai acompanhar o consumidor por pelo menos um ou dois anos. Ou seja, o cliente vai receber ligações perguntando sobre o caso e se precisa de uma nova ajuda para que se assegure uma estabilidade financeira”, frisa.