APAFABB realiza 2º ConnecTEA

Encontros são oportunidades de a população conhecer sobre o transtorno do espectro autista

Por Camila Ramos 02/12/2019 - 15:21 hs
Foto: Divulgação
APAFABB realiza 2º ConnecTEA
O objetivo de trazer discussões sobre este tema



A primeira semana do mês de dezembro é lembrada como a Semana Internacional da Pessoa com Deficiência. Com o objetivo de trazer discussões sobre este tema, a APAFABB – Associação dos Pais, Amigos e Familiares dos Autistas de Barra Bonita com o apoio da Prefeitura de Barra Bonita, realiza a partir desta quinta-feira o 2º ConnecTEA, com palestras e encontros abertos ao público.

A Presidente da APAFABB, Estela Miranda, explica que a falta de conhecimento leva ao preconceito das pessoas. “No caso do autismo, a deficiência se enquadra no transtorno do espectro do autismo, o TEA”, explica. “A intenção do evento é trazer conteúdo e conhecimento para a cidade e também sobre a conscientização sobre o assunto”. São integrantes da APAFABB, 43 famílias que ajudam e buscam conhecimento para lidar com pessoas TEA.

 

2º ConnecTEA

O autismo é uma condição de saúde caracterizada pelo déficit em três importantes áreas do desenvolvimento: comunicação, socialização e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.

 

5/12 às 18h30, na Câmara Municipal de Barra Bonita

A educadora especializada em educação especial, com ênfase em educação inclusiva e psicomotricidade, Thaís Lopes é mãe de um autista e fará uma “roda de conversa” sobre o autismo. Além disso, ela é coordenadora municipal do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) e presidente do Grupo Família Autista de Rio Claro.

 

6/12 às 18h30, na Câmara Municipal de Barra Bonita

O Instituto Roma, de Jaú, realiza uma palestra com o tema: “Processo de avaliação e intervenção – o papel da equipe multidisciplinar”.

 

7/12 às 14h30 no Lions Clube de Barra Bonita

Luan Henrique de Jesus ministrará uma oficina de construção de materiais estruturados para crianças autistas, com o objetivo de instrumentalizar profissionais da educação com as ferramentas e conhecimentos necessários para elaboração e produção de materiais pedagógicos direcionados às especificidades da criança autista.