Prefeitura disponibiliza teste da orelhinha para recém nascidos

Teste deve ser realizado no PAS Vila Habitacional; aparelho foi comprado recentemente para auxiliar na identificação de perda auditiva de bebês

Por Camila Ramos 17/01/2020 - 09:15 hs
Foto: Imagem Ilustrativa/Google
Prefeitura disponibiliza teste da orelhinha para recém nascidos
Teste da orelhinha é realizado no PAS da Vila Habitacional

A Secretaria Municipal de Saúde começa a disponibilizar para uso da população, em especial para os bebês com idade a partir de 48 horas de vida, o teste da orelhinha. A pasta adquiriu um aparelho de otoemissões acústicas, com impressora térmica que é utilizado para realizar o teste a fins de detectar possíveis problemas auditivos nos recém-nascidos.

O teste deve ser realizado até trinta dias de vida do bebê. “O ideal é que o teste ocorra ainda na maternidade, após o nascimento do bebê. Diante das dificuldades encontradas por muitos Hospitais que não possuem condições de manter um profissional da área de fonoaudiologia e nem de adquirir o aparelho, nosso município irá assegurar o bem estar dos bebês e tranqüilizar os pais em relação ao diagnóstico”, explica o Secretário de Saúde de Barra Bonita, Nilson Ereno.


De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 9 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva, como não conseguir ouvir de modo algum, grande dificuldade ou alguma dificuldade de ouvir. Qualquer anomalia deve ser detectado nos primeiros dias de vida. A incapacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras essenciais para a fala.

Os pais devem levar o bebê até o Posto de Saúde da Vila Habitacional para realizar o exame. Caso seja detectado alguma anormalidade, o recém nascido será encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa. Para mais informações, ligue (14)3604-4050.