Paratleta igaraçuense conquista ouro em campeonato brasileiro de jiu-jitsu

Earli de Almeida competiu na categoria lesão medular e foi representando o estado de São Paulo e Barra Bonita

Por Camila Ramos 24/01/2020 - 14:07 hs
Foto: Jonathan Rotor
Paratleta igaraçuense conquista ouro em campeonato brasileiro de jiu-jitsu
Earli continua os treinamentos para as próximas etapas do campeonato

No último dia 19 de janeiro, o jovem atleta Earli Willi de Almeida, 28 anos, participou da primeira etapa do Campeonato FCJJ de Jiu Jitsu Paradesportivo, que aconteceu na cidade de Manaus. Ele competiu na categoria Classe LM (lesão medular) e trouxe a medalha de ouro para casa representando o Estado de São Paulo e a cidade de Barra Bonita.

Earli sofreu um acidente de carro há pouco mais de cinco anos. Há três, encontrou no esporte mais um motivo para continuar a viver. “Depois que comecei na fisioterapia, no Estúdio 360°, onde a Dani Fernandes dá aula, ela me convidou e eu fui. Faz três anos que treino atletismo, faz um ano e pouco que estou no muay thai e agora o jiu-jitsu e também faço canoagem”, diz o atleta Earli de Almeida.

Atualmente, o jovem atleta é líder do ranking da Federação com 14 pontos, maior pontuação na categoria. O objetivo é continuar participando das próximas etapas do campeonato e conseguir uma vaga para disputar o Mundial de Jiu-Jitsu que acontece na Califórnia (EUA), em junho deste ano. “Desde o começo do ano estamos em uma rotina de treinos diferente e se Deus quiser vamos conseguir essa vaga no mundial”, explica Earli.


A rotina de treinos é intensa. O treinador de jiu-jitsu Luiz Fernando Messa, comenta sobre o atleta. “Ele veio para academia fazer o muay thai. Mas ele via a galera treinando e perguntou pra mim se conseguiria e eu falei pra gente tentar. Eu o avisei que nunca trabalhei com alguém com uma lesão igual à dele e pedi ajuda para descobrir as limitações para desenvolver a movimentação”, frisa.

Agora Earli continua os treinamentos para participar das próximas etapas do Campeonato FCJJ de Jiu Jitsu Paradesportivo.