Nível do Rio Tietê deve baixar nos próximos dias

Capitão Hélio desmente as fakenews que foram divulgadas nos últimos dias pelas redes sociais

Por Camila Ramos 12/02/2020 - 14:29 hs
Foto: Jonathan Rotor
Nível do Rio Tietê deve baixar nos próximos dias
Porto turístico de Barra Bonita alagou por causa do volume de chuva

Depois do nível da água do Rio Tietê ter elevado em decorrência do alto volume de chuvas que caiu em todo o estado de São Paulo, parece que o Rio Tietê não vai mais subir no trecho de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê.

De acordo com a AES Tietê, a usina hidrelétrica de Barra Bonita, Bariri e Ibitinga estão seguindo os procedimentos já previstos após a chuva intensa dos últimos dias. “As hidrelétricas abriram os vertedouros das barragens das usinas em resposta às vazões monitoradas através do sistema de telemetria da bacia das usinas”, explica.

As águas das chuvas que caíram na capital, que tinham até 72 horas para chegar até Barra Bonita, já passaram. De acordo com o Capitão Hélio Palmesan, neste momento o Rio Tietê começa a voltar a sua normalidade. “Temos que levar em consideração que fazia quatro anos que não tinha uma enchente no Rio Tietê. Os prejuízos causados em São Paulo e em relação ao turismo também atrapalham um pouco, mas é necessária essa enchente para que faça uma limpeza no Rio Tietê”, comenta.

Segundo o Capitão, neste momento está saindo aproximadamente dois milhões litros/segundo de água. Ele também comentou sobre as fakenews que foram divulgadas pelo WhatsApp e Facebook. “Não percam tempo com essas coisas. A gente tem tantas coisas importantes nessa vida para ver e para falar”, desmente os boatos que foram espalhados pelas redes sociais.