Associação alerta sobre riscos nas estradas durante o carnaval

Período do ano é marcado por mortes de trânsito devido às imprudências dos motoristas

Por Camila Ramos 17/02/2020 - 14:15 hs
Foto: Imagem Ilustrativa/Google
Associação alerta sobre riscos nas estradas durante o carnaval
Motoristas devem se atentar a inúmeros fatores para evitar acidentes de trânsito

Feriado de carnaval chegando e muitos foliões pegam estrada para curtir a festa em outras cidades. Para quem vai sair da cidade, a atenção é redobrada nesta época do ano. O alerta é feito pela Abramet – Associação Brasileira de Medicina do Trânsito, com base em registros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre os anos de 2010 a 2019, a Associação revela que mais de 26 mil acidentes com o envolvimento de 58 mil pessoas e uma média de 2,2 vítimas por registro. Somente no ano de 2019, nos dias de folia – de 1 a 6 de fevereiro – 2.945 pessoas se acidentaram e deste grupo, 1.567 vítimas sofreram agravos físicos ou perderam a vida.

De acordo com o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, o período de carnaval merece atenção redobrada dos motoristas. “Sem dúvida, é uma época de muita festa e alegria. Justamente, por isso, o número de veículos circulando nas estradas aumenta bastante e, nesse momento, a falta de prudência pode colocar em perigo a vida do motorista e de terceiros”, alerta.

Outro ponto que a Associação cita é a mistura excessiva de álcool e volante neste período do ano que cresce exponencialmente. “Ao longo dos últimos dez anos, aconteceram 1.506 episódios envolvendo motoristas sob o efeito de álcool, que – como consequência – repercutiram em 3.292 vítimas. Desse total, 1.445 sofreram lesões corporais, em diferentes níveis, e 92 morreram. Em 2019, foram 149 vítimas com ferimentos e 5 mortes”, informa.

As recomendações também foram feitas para realizar as vistorias de rotina antes de ir viajar. [Clique aqui].