Vacinas contra a gripe acabam no primeiro dia de campanha

A expectativa é que o Ministério da Saúde envie o segundo lote até sexta-feira para as cidades de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê

Por Camila Ramos 24/03/2020 - 09:48 hs
Foto: Imagem Ilustrativa/Google
Vacinas contra a gripe acabam no primeiro dia de campanha
A Saúde de Barra Bonita recebeu 1800 doses e a de Igaraçu, recebeu 900 doses de vacinação

A Secretaria de Saúde de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê deram início ontem (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e em tempo recorde, as doses que foram enviadas pelo Ministério da Saúde acabaram em aproximadamente, 8 horas de vacinação. A Saúde de Barra Bonita recebeu 1800 doses e a de Igaraçu, recebeu 900 doses de vacinação.

Segundo o Secretário de Saúde de Barra Bonita Nilson Ereno, é comum que a distribuição de doses sejam fracionadas, mas a pandemia provocou um aumento significativo da demanda logo no primeiro dia.  “Recebemos 1800 doses de vacina que em outros anos, durante a mesma etapa de vacinação dos idosos durava 15 dias. Pessoas que nunca vacinaram vieram tomar a dose da vacina, o que é bom”, explicou Ereno.

A vacinação está sendo dividida em três etapas: a 1ª acontece, que teve início ontem, será em pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde; a 2ª etapa será a partir de 16 de abril em professores, profissionais de força de segurança e salvamento e doentes crônicos; a 3ª etapa acontece a partir do dia 9 de maio em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, funcionários do sistema prisional e adolescente em medidas socioeducativas.

A Dra. Mara Lucia explica que é visto como positivo o esgotamento das vacinas. “A vacina é para a população. As pessoas têm que ter essa compreensão e aguardem que vamos anunciar quando chegar”, comenta.

Até o fim de semana, o segundo lote será enviado para a Saúde dos dois municípios e até segunda-feira, os PAS voltarão com a campanha de vacinação.