Coronavírus: hospitais fazem campanhas para comprar insumos e equipamentos

Em Jaú, meta é aquisição de respiradores pulmonares e monitores de sinais vitais; em Botucatu, foco são luvas e máscaras

Por Camila Ramos 26/03/2020 - 11:40 hs
Foto: Santa Casa de Jaú
Coronavírus: hospitais fazem campanhas para comprar insumos e equipamentos
Respiradores pulmonares ficarão em uma nova ala com dez leitos de UTI exclusivos para atender pacien

Nesta quarta-feira (25), dois hospitais de referência no atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) na região lançaram campanhas com objetivo de arrecadar dinheiro visando à compra de insumos essenciais para as equipes de saúde e de equipamentos para pacientes internados com quadro respiratório grave.

A campanha da Santa Casa de Jaú, que atende Jaú e 11 cidades da região, tem como foco a aquisição de novos respiradores pulmonares e de monitores de sinais vitais. Segundo o hospital, os respiradores são utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para fornecer ventilação artificial a pacientes que não conseguem respirar sozinhos.

O hospital explica que o reforço se deve a um planejamento para enfrentar a pandemia do coronavírus e conta que dez novos aparelhos foram encomendados e devem chegar até o fim de março. "Se casos mais graves aparecem no hospital e precisarem ser internados na UTI, estamos prontos para atender à população de Jaú e região", diz o provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Júnior.

De acordo com o provedor, a campanha está orçada em R$ 900 mil (custo dos respiradores e demais equipamentos utilizados na UTI, como monitores de sinais vitais). As doações só podem ser feitas por meio de depósito ou transferência bancária, no Banco Santander, agência 0030, conta corrente 13000862-1, em nome da Irmandade de Misericórdia do Jaú (CNPJ 50.753.631/0001-50).

MAIS LEITOS

A Santa Casa de Jaú informou que, até abril, irá liberar dez novos leitos de UTI exclusivos para atender pacientes com coronavírus e que os respiradores e demais equipamentos serão instalados neste novo setor. "Nós estávamos reformando uma ala do hospital para unificar a UTI Adulto no mesmo andar", conta Bernardi Júnior.

"No entanto, o governo estadual solicitou aos hospitais a abertura de novos leitos de UTI e vamos atender a esse pedido. Por isso, a unificação está, no momento, suspensa e, com o término da reforma, vamos disponibilizar 10 leitos de UTI destinados a pacientes com a doença", anuncia.

 

HC DE BOTUCATU

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) também está aceitando a doação de dinheiro e materiais para reforçar o combate ao novo coronavírus por meio da campanha "Sem luta, não há vitória - Precisamos de você".

Os materiais que poderão ser doados são máscaras triplas, máscaras N95, aventais de gramatura 30 TNT descartáveis, luvas de procedimento e luvas estéreis e rolos TNT gramatura 30 ou 40.

Já as doações em dinheiro, de qualquer valor, podem ser feitas no Banco Santander, banco 033, agência 0039, conta corrente 13008626-8, em nome da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (CNPJ 46.230.439/0001-01).

 Informações: Jcnet