Quarentena prorrogada com flexibilizações para aberturas econômicas

Setores comerciais poderão funcionar a partir do dia 1º de junho, mas com restrições no atendimento

Por Camila Ramos 27/05/2020 - 15:04 hs
Foto: S2 Notícias
Quarentena prorrogada com flexibilizações para aberturas econômicas
A região de Bauru, que inclui as cidades de Barra, Igaraçu e Macatuba se enquadram na Fase 3

O governo de São Paulo divulgou em coletiva de imprensa realiza hoje (27)  no Palácio dos Bandeirantes a prorrogação da quarentena no estado por 15 dias, com flexibilizações e aberturas econômicas progressivas que serão feitas levando em consideração características de cada município sobre o enfrentamento do coronavírus.

O Plano São Paulo prevê cinco etapas que são classificadas por cores. As regiões de todo o estado serão divididas por estas cores que definirão as flexibilizações e aberturas econômicas. Os critérios foram definidos pela secretaria estadual de Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus. "Ela [flexibilização] será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos em seus hospitais públicos e privados e estiverem obedecendo o distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e do uso obrigatório de máscaras", afirmou o governador João Doria (PSDB).

As flexibilizações serão possíveis para cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e privada, redução no número de casos da doença, manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos e uso obrigatório de máscaras. A cor de cada região será determinada por critérios que variam entre dados de mortes, casos e internações por Covid-19.

Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais

Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições

Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores

Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3

Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene


A região de Bauru, que inclui as cidades de Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e Macatuba se enquadram na Fase 3, ou seja, terá uma abertura maior de setores na economia. Estão autorizados a abrir normalmente locais que realizam atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios. Já os bares, restaurantes, comércio, shopping Center e salão de beleza terão que funcionam ainda com restrições.


Durante a coletiva, o governo defendeu as medidas de isolamento estabelecidas no estado desde o início de março e disse que embora o número de casos ainda seja crescente, há indícios de desaceleração da epidemia no estado.

 

Informações: G1