Comerciantes estão otimistas com a flexibilização das atividades comerciais

Apesar da autorização de funcionamento, lojistas deverão adotar regras de segurança dentro e fora dos estabelecimentos

Por Camila Ramos 01/06/2020 - 11:31 hs
Foto: S2 Notícias
Comerciantes estão otimistas com a flexibilização das atividades comerciais
Os decretos municipais foram assinados pelos prefeitos das duas cidades

A flexibilização das atividades comerciais não essenciais teve início hoje (1º de junho) em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. Os decretos municipais foram assinados pelos prefeitos das duas cidades no último sábado e prevêem a abertura do comércio com algumas restrições e obrigações que serão adotadas pelos comerciantes. Comércio de rua, shoppings, galerias, bares, restaurantes e similares, salões de beleza, barbearia, igrejas e templos religiosos passam a ter autorização para funcionar.

Os comerciantes destacam a importância da reabertura das lojas. “Eu vejo positivo e acho que deve abrir sim, pelos nossos empregos mesmo. Espero que agora melhore o movimento, apesar de que o comércio com aquelas restrições de pagamento na porta não caiu tanto em relação aos outros comércios”, diz Juliana Maria Campanha.

A cabeleireira que trabalha atendendo nas casas das clientes, Leonice do Carmo da Silva, também acha positiva a abertura do comércio. “Eu acho muito bom, pois muita gente depende do serviço do comércio e muitas pessoas tiveram que fechar as lojas devido ao coronavírus. Tem pessoas que pagam aluguel e tem família, então o fechamento prejudicou muito as pessoas”.

O comerciante Alcides José da Costa avalia o bom senso dos lojistas e dos consumidores durante a pandemia e a abertura do comércio. “A gente acredita que agora o movimento tende a aumentar, semana de pagamento e já ajuda bastante. Na realidade, embora uns ou outros reclamem, mas o pessoal está tendo um bom senso. Todos os estabelecimentos têm seu vidro de álcool em gel, todos que estão trabalhando usam máscara, na rua raramente alguém está sem máscara, então eu acho que tem tudo para dar certo”.

O documento assinado pelos prefeitos levou em conta o Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo para a retomada consciente da economia que foi classificada em 5 fases. A região de Bauru, que inclui as cidades de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê está na fase 3.

 

Decretos

O Decreto Municipal de Igaraçu do Tietê não prevê restrições no horário de funcionamento, autorizando então os lojistas a permanecerem de portas abertas em horário comercial, das 9 às 18h. Já em Barra Bonita, o Decreto Municipal assinado pelo prefeito José Luis Rici autoriza a abertura do comércio das 10 às 16h, mediante algumas regras de higienização e segurança que deverão ser adotadas para que o comércio permaneça aberto.

Acesse o decreto completo de Igaraçu do Tietê: [clique aqui]

Acesse o decreto completo de Barra Bonita: [clique aqui]