Macatuba aumenta testagem de Covid-19 na população

Serão testadas pessoas assintomáticas e familiares de pacientes que testarem positivo para coronavírus

Por Renata 30/07/2020 - 14:49 hs
Foto: Imagem Ilustrativa/Google
Macatuba aumenta testagem de Covid-19 na população
Até o momento, o município soma 424 casos positivos.

A Prefeitura de Macatuba em parceria com a Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) que vai aumentar a testagem de Covid-19 no município. Serão testadas pessoas assintomáticas e todos os familiares dos pacientes que testarem positivo para o coronavírus. O objetivo é realizar um controle maior para evitar a disseminação do vírus. Até o momento, o município soma 424 casos positivos.

A Saúde realizou a compra de 8 mil testes de detecção de Covid-19 com recursos provenientes de emendas parlamentares dos deputados Baleia Rossi e Renata Abreu e também com recursos municipais. O novo protocolo de testagem prevê que todos os familiares (comunicantes) de uma pessoa que esteja contaminada serão encaminhados para realizar o teste rápido na UAC (Unidade de Atendimento ao Covid).

Já o mutirão de testes será realizado nos dias 8, 15 e 22 de agosto (sábados). No total serão feitos 900 testes em pessoas que não apresentam sintomas da doença. A testagem será realizada em duas unidades: no PSF do Jardim Bocayuva e no PSF Central. “Nós vamos colocar dois postos de testagem, um nos Altos da Cidade e outro no Centro para evitar aglomeração. Serão 300 testes a cada sábado, em três sábados no mês de agosto. Esta é mais uma maneira de detectar onde estão os casos e isolar os positivos. Esta é a melhor maneira de conter o avanço da doença”, explica Elaine Bino, secretária de Saúde.

Já foram realizados 1.316 testes, representando uma testagem em cerca de 7,73% da população da cidade. O novo protocolo de testagem para quem teve contato com um caso positivo começa a valer a partir da próxima semana.