Eleitores ganham mais uma hora para votarem nas eleições municipais

Decisão foi tomada para evitar aglomerações devido à pandemia; idosos terão horário preferencial

Por Camila Ramos 31/08/2020 - 10:47 hs
Foto: Imagem Ilustrativa/Google
Eleitores ganham mais uma hora para votarem nas eleições municipais
O objetivo é garantir mais tempo para que os eleitores votem com segurança

Faltando apenas 76 dias para as eleições municipais 2020, o eleitor já tem uma resposta acerca dos horários de votação. O presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barrosso, decidiu na última quinta-feira (27) ampliar o horário de votação nas eleições municipais em uma hora por causa da pandemia da Covid-19.

De acordo com a nova decisão, o horário será das 7 às 17h no primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro. Além disso, será reservado um horário prioritário para pessoas acima dos 60 anos, que será das 7h às 10h. O objetivo é garantir mais tempo para que os eleitores votem com segurança, além de tentar reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação.

Barroso afirmou que a antecipação do início da votação para 7h atende o pedido dos tribunais regionais eleitorais (TREs). O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Impa – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Insper e USP – Universidade de São Paulo. Alem disso, o TSE recebeu orientação de consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.