CNH Digital: Saiba como usar e veja como adquirir a sua

Carteira de habilitação digital substitui o documento físico e pode ser baixada pelo aplicativo no celular

Por Camila Ramos 15/09/2020 - 10:45 hs
Foto: Imagem Ilustrativa/Google
CNH Digital: Saiba como usar e veja como adquirir a sua
A validade da CNH Digital é a mesma da habilitação impressa.

A Carteira Nacional de Habilitação – CNH “digital” já está disponível para os condutores de todo o Brasil. Com a modernização e digitalização do documento, a CNH Digital é uma alternativa gratuita para facilitar a vida do condutor no dia a dia.

De acordo com o Detran.SP, o documento digital poderá ser obtido por meio do aplicativo CDT – Carteira Nacional de Trânsito da SERPRO (empresa de tecnologia da informação do governo Federal). Ainda de acordo com o órgão, a validade da CNH Digital é a mesma da habilitação impressa.

Para solicitar a CNH Digital, ela deve estar registrada no estado de São Paulo e a versão impressa deve ter o QR Code localizado na parte interna do documento. As CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança. Caso não tenha o QR Code, é necessário que o motorista solicite uma 2ª via do documento. [clique aqui para solicitar a 2ª via]

Também é necessário que o motorista tenha a situação de sua habilitação regular, ou seja, não esteja suspensa e nem cassada. O motorista também não pode solicitar nenhuma alteração de dados, como a mudança de sobrenome por ocasião de casamento ou exercício de atividade remunerada.

 

Faça o download da CNH Digital no seu celular

O motorista deve realizar o download do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito pelo celular. No aplicativo use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que você deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no seu telefone celular.