Botucatu terá lockdown durante fins de semana

Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, anunciou medida na noite de ontem (16)

Por Camila Ramos 17/03/2021 - 10:10 hs
Foto: Prefeitura de Botucatu
Botucatu terá lockdown durante fins de semana
A circulação de pessoas será restrita aos serviços obrigatórios

A Prefeitura de Botucatu  anunciou na noite desta terça-feira (16) que irá decretar lockdown nos próximos dois finais de semana com o objetivo de tentar reduzir a transmissão do coronavírus na cidade.

"O agravamento do quadro em todo o estado de São Paulo em relação às taxas de ocupação de leitos de UTI e aceleração da transmissão do novo coronavírus trazem muita apreensão", declarou o prefeito de Botucatu, Mário Pardini (PSDB). Segundo ele, ontem, um hospital privado da cidade estava operando com 150% de ocupação de leitos de UTI. Já o Hospital das Clínicas (HC) e o Hospital Sorocabana, recém inaugurado, estavam funcionando, respectivamente, com 113% e 70% de ocupação das UTIs. "Há necessidade de implementarmos medidas para redução da circulação de pessoas e, consequentemente, reduzir a transmissão do vírus em nosso município", declara Pardini.

Segundo o decreto, das 20h do dia 19 até as 6h do dia 22 de março e das 20h do dia 26 até as 6h do dia 29 de março, só poderão funcionar em Botucatu serviços emergenciais de saúde, como farmácias, hospitais e prontos-socorros. Serviços de alimentação, como supermercados, mercearias, hortifrutis e padarias, podem atuar apenas por delivery.

A circulação de pessoas será restrita aos serviços obrigatórios. "As pessoas deverão comprovar com documento o motivo da locomoção", explica o prefeito. "Medidas duras, mas que são necessárias para que nossa cidade não sofra um colapso no atendimento da saúde". De acordo com Pardini, a decisão conta com apoio do Sincomercio, Sincomerciarios, Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB), e setores de indústrias, supermercados e postos de gasolina, além de instituições de saúde.

Informações: Jcnet