Contentor de lixo do programa ‘Coleta Certa’ é queimado em Lençóis

Moradores do Jardim Caju denunciaram o incidente nesta segunda-feira (5); o fato será investigado

Por Camila Ramos 06/04/2021 - 13:24 hs
Foto: Prefeitura de Lençóis Paulista/Divulgação
Contentor de lixo do programa ‘Coleta Certa’ é queimado em Lençóis
A SAMA registrou um boletim de ocorrência para que o incidente seja investigado

Moradores do Jardim Caju, em Lençóis Paulista, entraram em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ontem (5) denunciando um incidente contra um contentor verde, destinado para o descarte de materiais recicláveis. Os moradores disseram que perceberam o ocorrido no início da manhã de segunda-feira e que o ato aconteceu durante a madrugada.

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), esta é a quarta ocorrência de queima e perda total de contentores desde que o programa foi lançado em Lençóis, em abril de 2019. As ocorrências anteriores foram registradas nos bairros, Núcleo Luiz Zillo, Vila Contente e Jardim Santana. No caso da última segunda-feira, não se sabe se foi um ato de vandalismo ou se ocasionado por descarte irregular de material inflamável.

Segundo nota divulgada pela Prefeitura Municipal, a SAMA registrou um boletim de ocorrência para que o incidente seja investigado. “Todos os munícipes devem colaborar para conservação dos contentores e para eficácia do programa Coleta Certa, que tem como principais objetivos melhorar os índices de coleta seletiva, limpeza urbana e serviços dos profissionais coletores”, comenta o secretário da SAMA, Claudemir Rocha Mio, Tupã.

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista deu início ao programa em abril de 2019 e adquiriu os contentores com recursos próprios e em parceria com a Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. A secretaria ainda ressalta que realiza orientações no site da prefeitura e redes sociais sobre os cuidados com o descarte de resíduos.