Saiba como manter a dieta no inverno sem perder o melhor da estação

É possível fazer o gerenciamento do peso mesmo nessa época do ano, sem sair da linha. Basta tomar alguns cuidados para não cair em tentação e controlar a fome

Por Luciane Lander 14/07/2021 - 16:58 hs
Foto: https://emporiomagistral.com.br
Saiba como manter a dieta no inverno sem perder o melhor da estação
Dieta no inverno
Você tem dificuldade em manter a dieta no inverno? Esse é um problema bem comum e existe uma explicação muito simples para isso. Afinal, no frio, o nosso corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura em níveis ideais. Logo, a sensação de fome é maior.

Porém, é possível fazer o gerenciamento do peso mesmo nessa época do ano, sem sair da linha. Basta tomar alguns cuidados para não cair em tentação e controlar a fome.

E é isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para entender como manter a alimentação equilibrada e e não fugir da dieta no inverno.

Enriqueça a dieta no inverno com alimentos quentes

Então, se o corpo gasta mais energia para manter a temperatura normal, por que não ajudá-lo? Ou seja, a primeira dica de dieta no inverno é consumir alimentos quentes.

Nesse sentido, um grande aliado é a sopa, alimento tradicional das épocas mais frias. A vantagem da sopa, além de ser quente, é que você pode usar ingredientes variados. Contudo, o ideal é ter uma porção de proteína magra e bastante legumes.

Os chás também são uma ótima opção para o inverno, sendo bem menos calóricos que o chocolate quente, por exemplo. Além disso, vale a pena substituir as saladas frias por legumes e verduras refogadas ou cozidas.

O que mais deve fazer parte da dieta?

O inverno faz com que a sensação da sede seja menos intensa. Afinal, você praticamente não transpira. Contudo, é essencial manter a ingestão de bastante água no inverno, assim como em qualquer outra estação. O ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia.

Além da água, também é preciso consumir bastante fibra. Este alimento tem uma dupla função, além de ajudar no metabolismo e funcionamento do intestino, também ajuda a controlar a sensação de saciedade. Logo, é uma forma de controlar melhor a fome.

Outra ótima opção para o inverno, é consumir frutas. Elas são ótimos alimentos para qualquer época do ano, especialmente para substituir os doces. Uma receita simples de maçã ou banana com canela, por exemplo, torna-se uma deliciosa sobremesa e pode ser feita no micro-ondas. Clique aqui para ler também sobre as vantagens de uma alimentação alcalina.

Além dos alimentos, é importante também se atentar aos hábitos alimentares. Por exemplo, o ideal é antecipar um pouco o intervalo das refeições, comendo a cada duas horas e meia. É claro que é preciso ter moderação na quantidade, já que o objetivo é controlar a fome e evitar comer muito em uma única refeição.

Quais alimentos devem ser evitados?

Agora que você já sabe o que priorizar na sua dieta de inverno,  também é importante conhecer o que evitar. Primeiramente, é importante não exagerar no álcool. O consumo de bebidas alcoólicas também aumenta no inverno, mas é preciso lembrar que elas são bastante calóricas.

Outro alimento comum no frio é o chocolate. Porém, não é preciso cortá-lo totalmente da dieta, apenas ter cuidado e mais moderação no consumo. O chocolate quente, por exemplo, pode ser feito com achocolatado light e leite desnatado.

fonte https://emporiomagistral.com.br